Egito
setembro 17, 2018
Canto aos Deuses
setembro 21, 2018

Segmento A

aprox. 36 linhas faltando
1-10. …… estabelece ……. “Eu vou …… o perecimento da minha humanidade; para Nintur, vou parar a aniquilação das minhas criaturas, e eu vou devolver as pessoas a sua [origem para que] construam muitas cidades para que eu possa me refrescar na sombra delas. Posicionem os tijolos de muitas cidades em lugares puros, estabeleçam lugares de adivinhação em lugares puros e quando o fogo apagar. .. será organizado, os ritos divinos e poderes exaltados serão aperfeiçoados e a terra será irrigada, vou estabelecer o bem-estar lá “.

10-14. Depois que An, Enlil, Enki e Ninhursaja formaram as pessoas de cabeças negra, eles também fizeram os animais se multiplicarem por toda parte e fizeram rebanhos de animais de quatro patas existirem nas planícies, como é apropriado.
aprox. 32 linhas faltando

Segmento B
1-3.
3 linhas fragmentárias

4-5. “Eu supervisionarei o trabalho deles. Deixei …… o construtor da Terra, cavar uma fundação sólida.”

6-18. Depois que o …… da realeza desceu do céu, depois que a coroa exaltada e o trono da realeza desceram do céu, os ritos divinos e os poderes exaltados foram aperfeiçoados, os tijolos das cidades foram postos em lugares santos, seus nomes foram anunciados e os …… foram distribuídos. A primeira das cidades, Eridug, foi dada a Nudimmud, o líder. A segunda, Bad-tibira, foi dada à Senhora. O terceiro, Larag, foi dado a Pabilsaj. O quarto, Zimbir, foi dado ao herói Utu. O quinto, Curuppag, foi dado a Sud. E depois que os nomes dessas cidades foram anunciados e os …… foram distribuídos, o rio ……, …… foi regado, e com a limpeza dos pequenos canais. …. foram estabelecidos.
aprox. 34 linhas faltando

Segmento C
1-27. …… assento no céu. …… inundar. …… humanidade. Então ele fez ……. Então Nintur ……. Santa Inana fez um lamento por seu povo. Enki se aconselhou consigo mesmo. An, Enlil, Enki e Ninhursaja fizeram todos os deuses do céu e da terra fazer um juramento invocando An e Enlil. Naqueles dias Zi-ud-sura o rei, o sacerdote gudug, ……. Ele moldou ……. O humilde, comprometido, reverente ……. Dia a dia, permanecendo constantemente em ……. Algo que não era um sonho apareceu, conversa ……, …… fazendo um juramento invocando o céu e a terra. No Ki-ur, os deuses … uma parede. Zi-ud-sura, de pé ao seu lado, ouviu: “Parede lateral em pé no meu lado esquerdo, ……. Parede lateral, eu vou falar palavras para você; tome cuidado com as minhas palavras, preste atenção em minhas instruções.Uma inundação vai varrer o …… em todos os ……. A decisão de que a semente da humanidade deve ser destruída foi feita. O veredicto, a palavra da assembleia divina, não pode ser revogada. A ordem anunciada por An e Enlil não pode ser anulada. Seu reinado, seu mandato foi cortado; seu coração deve estar descansado sobre isso. Agora ……. O que ……. ”
aprox. 38 linhas faltando

Segmento D
1-11. Todas as tempestades de vento e ventos apareceram juntas, e a inundação varreu o ……. Após o dilúvio ter varrido a terra, e as ondas e tempestades de vento balançarem o enorme barco por sete dias e sete noites, Utu o deus do sol saiu, iluminando o céu e a terra. Zi-ud-sura poderia perfurar uma abertura no enorme barco e o herói Utu entrou no enorme barco com seus raios. Zi-ud-sura o rei se prostrou diante de Utu. O rei sacrificou bois e ofereceu inúmeras ovelhas.

12-17.
seis linhas fragmentárias
aprox. 33 linhas faltando

Segmento E
1-2. “Eles fizeram você jurar pelo céu e pela terra, ……. An e Enlil fizeram você jurar pelo céu e pela terra, …….”

3-11. Mais e mais animais desembarcaram na terra. Zi-ud-sura, o rei, prostrou-se diante de An e Enlil. An e Enlil trataram Zi-ud-sura gentilmente ……, deram-lhe a vida como um deus, trouxeram-lhe a vida eterna. Naquela época, por preservar os animais e a semente da humanidade, eles estabeleceram o rei Zi-ud-sura em um país ultramarino, na terra Dilmun, onde o sol nasce.

12. “Você …….”
aprox. 39 linhas faltando